quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Considerações sobre a capela Notre Dame-du-Haut


Nessa obra , muito admirada por esplendida beleza ,a diferenciação entre o público e o privado se faz muito difícil; uma vez que antes mesmo de sua construção ela já era um fato público para os habitantes da região de Ronchamp, e se tornou privado quando o problema passou para Le Corbusier .
Dotado de total liberdade para a criação do projeto, Le Corbusier propõe uma transcendência entre o exterior e o interior , quando cria um teto que não toca a parede, deixando que a luz externa ilumine toda a capela.
Com o intuito de ser vasta e aberta sobre o exterior [conceitos relacionados a público], ela acaba se tornando um local pequeno de recolhimento [conceitos relacionados a privado ].
O projeto da capela necessitava tanto de acolher um número de certa forma pequeno(os moradores da região) e também acolher multidões (peregrinos). Isso fez com que ela se tornasse bastante flexível , pois além do altar tradicional que fica dentro da igreja , possui também um altar exterior , que é coberto pela curva feita pelo telhado , fazendo confundir mais uma vez que o que é público e o que é privado , o que está dentro e o que está fora.
Em termos de localização poderíamos dizer que a capela não é muito acessível , pois até chegar ao seu encontro, é preciso que os fiéis subam morro acima, uma vez que ela localizada sobre uma colina.
Outro elemento de ligação entre o público e o privado , entre o ser de lá e de cá , é o nicho que acolhe a Virgem Maria , pois a estátua pode ser vista do interior e do exterior , presidindo serviços em ambas as capelas.
A curva de elevação de entrada , expressando braços acolhedores da igreja, nos dá a sensação de convite para sairmos da rua , do escuro, do descoberto, para entrarmos na luz , no sagrado , no aconchego , fazendo da forma um instrumento de interação com o usuário.
Creio que a capela esteja entre o intervalo do privado para o público , pois não se pode definir com certeza se a forma é para poucos ou muitos , o que se defini são as sensações , pois uma forma é aberta a todos de maneira igual , mas nunca sentida de forma igual.




Alguns pontos:

-pouco acessível ;
-muito interativa;
-obra pública;
-ligação da forma ao usuário;
-é uma forma como instrumento;
-está no intervalo do público e do privado.




















domingo, 6 de setembro de 2009




Performance...






Para termos uma noção mais concreta do espaço a ser trabalhado no projeto de intervenção, fizemos uma performance no local onde iremos realizar a mesma. O meu grupo juntamente com um outro procurou utilizar cada cantinho do espaço, que possuía muitas angulações limitanto um pouco nosso trabalho. Com isso tivemos uma ideia de quantas pessoas poderiam circular nesse espaço ao mesmo tempo, e também a forma como estariam disponíveis as instalações.